22/12/2011

desvendada a Misteriosa Origem das Pedras de Stonehenge

Cientistas do Museu Nacional do País de Gales e da Universidade de Leicester conseguiram decifrar um dos maiores mistérios da história do nosso planeta: a origem das rochas que formam Stonehenge, esse enigmático monumento megalítico da Idade do Bronze, localizado em Wiltshire, na Inglaterra.


Para encontrar a resposta, os pesquisadores fizeram uma investigação durante nove meses, na qual compararam o conteúdo mineral e a textura das rochas com os das áreas de onde poderia ser sua origem. A resposta? As pedras, consideradas Patrimônio Mundial, vieram de um afloramento rochoso de Craig-y-Felin Rhos, próximo a Pont Season.  


Depois de dar este passo importante, agora os cientistas têm um desafio maior pela frente: conseguir elaborar uma hipótese confiável sobre o modo como as rochas foram levadas para Stonehenge, no ano 2000 a.C, aproximadamente. A localização de Pont Season, por si só, contradiz algumas das hipóteses levantadas até hoje, como, por exemplo, de que as pedras foram levadas em balsas através de rios e canais.  


Como sempre ocorre com a nossa história, cada vez que um quebra-cabeça é resolvido abre-se um amplo horizonte de novos mistérios para resolver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário