28/05/2012

Fenrir, o lobo monstruoso


Filho de Loki com a giganta Angrboda, tem como irmãos a serpente de Midgard, e Hel(a morte). Fenrir era um dos animais inimigos da casta dos deuses Aesir juntamente com seus irmãos.
Fenrir foi acorrentado por Odin até o advento Ragnarök, porém Odin necessitou da ajuda de todos os Aesir(os deuses de Asgard), para prendê-lo. Prenderam Fenrir em uma corrente de ferro chamada de Loedingr, mas ele logo arrebentou a corrente. Então prenderam-o novamente em uma corrente de ferro, porém duas vezes mais forte chamada de drómi, mas arrebentou-a com a mesma facilidade.

Sendo assim Odin, pediu a ajuda dos anões, os añoes fizeram um grilhão com ingredientes mágicos, com o nome de Gleipnir, eram esse os ingredientes especiais: o som do passo de um gato; uma barba de mulher; as raízes de uma montanha; os tendões de um urso; a respiração de um peixe e a saliva de um passáro. Então usaram este Gleipnir para prender Fenrir até a chegada do Ragnarök. Odin leva Fenrir e ou outros deuses para uma ilha deserta, duvidando que Fenrir quebrasse Gleipnir o lobo suspeitando, pediu para que um deus botasse sua mão na boca de Fenrir, como confiança o corajoso Týr fez isso, Fenrir começou a puxar Gleipnir, mas quanto mais  puxava mais apertava o seu pescoço, furioso Fenrir decepa a mão de Týr,(que então ai Týr ficou representado como o deus sem a mão direita).

Como diz a profecia nórdica, Fenrir se soltará e matará Odin, durante o advento Ragnarök, e após será morto pelo filho de Odin, Vidar(o deus da vingança). Vidar mata Fenrir rasgando a sua boca ao meio, vingando a morte de Odin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário