01/06/2012

Anúbis, o deus da morte


Anúbis é um deus do Egito, representado como um homem de cabeça de chacal.
Anúbis, o deus dos funerais também conhecido como Anupu, ou Anpu, é o antigo deus egípcio dos mortos e do submundo. Anúbis é filho de uma união extraconjugal entre Nephtys o Osíris, onde a primeira esposa do terrível deus Seth, faz-se passar por Ísis, a verdadeira esposa de Osíris para poder desfrutar de seu amor incondicional. Temendo a vingança cruel de Seth ao descobrir sobre sua gravidez, Néftis, também mãe de Sebek, esconde o bebê Anúbis em um pântano, onde mais tarde Ísis, sua tia, o encontra e cria longe do alcance maléfico de seu tio Seth.
Quando Anúbis cresce recebe a tarefa de ser o deus da morte, e do submundo e todos seus aspectos relacionados, como o julgamento, ritos de passagem e as tarefas de embalsamamento.
Mais tarde, com a morte de Osíris por seu tio Seth, após Ísis e Néftis terem reunido os pedaços esquartejados de Osíris, Anúbis se voluntaria para trazê-lo de volta a vida, através das práticas de mumificação e de seu infinito conhecimento sobre a pós-vida, tendo sido assim criada a primeira múmia da história.

Após este ato Osíris, o deus da agricultura, por seu status morto-vivo e seu status de divindade maior, retira então os aspectos de Anúbis, de deus da morte e do submundo.
Anúbis então passa a se dedicar a outros aspectos relacionados com a morte, passou a guiar as almas através do submundo até os salões do julgamento,  onde ele também pesaria o coração da alma contra a pena de Maat, a deusa da justiça, em um tribunal dirigido por Osíris, Toth o deus da sabedoria, e mais 42 deuses menores, encarregados de julgar uma das 42 confissões cujo a alma deveria fazer.


Também era o patrono da cidade de Cinópolis, o patrono dos embalsamares e dos conhecimentos obscuros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário