26/01/2012

Saiba mais sobre Halloween!



Samhain (Se pronumcia  "sou-en" e seu nome significa "Final do Verão".) é também conhecido popular-mente como "Halloween" ou "Dia das Bruxas". É o Ano Novo das Bruxas , o dia dos mortos, e o  Dia de todos os Santos. Também é o mais importante dos 8 Sabbaths das bruxas.

Samhain é comemorado apartir do

Hemisfério Norte: 31 de Outubro
Hemisfério Sul: 1 de Maio

(Você pode comemorar pelas duas datas não existe problema nisso eu prefiro pelo Hemisfério Norte más fica a escolha de cada um)

É considerado o dia em que ficamos mais perto dos espíritos e que podemos nos comunicar com eles mais facilmente, é a noite em que o véu entre o mundo dos mortos e dos vivos é retirado..

Samhain além de ser comemorado como o dia dos mortos é comemorado como o final do verão e a terceira colheita. Os principais Deuses cultuados nesse dia são o Deus da Sombra e a Deusa da Agricultura e o Senhor Ariano da Morte, Samana (os irlandeses a chamam de a Vigília de Saman).  Também é a noite para honrar o espírito de amigos e pessoas boas já mortas. Muitos acreditam que nesse dia os espíritos dos mortos e seres mágicos andam pela terra livremente, os Portões das Sidhe estão abertos e nem humanos nem fadas precisam de senhas para entrar e sair deles.

Samhain é a festa do fogo onde grandes fogueiras são acessas para guiar a procissão dos mortos para o outro mundo, também é muito comum para os bruxos e bruxas colocarem uma vela acessa na janela para guiar os espíritos daqueles que morreram na imensa escuridão da noite.




Lendas:

Em várias regiões da Inglaterra acredita-se que os fantasmas de todas as pessoas destinadas a morrer naquele ano podem ser vistos andando entre as sepulturas e cemitérios à meia-noite de Samhain. Pensava-se que alguns fantasmas tinham natureza má e, para proteção, faziam-se lanternas de abóboras com faces horrendas e iluminadas, que eram carregadas como lanternas para afastar os espíritos malévolos. Na Escócia, as tradicionais lanternas Hallows eram esculpidas em nabos.

Existem também um antigo culto feito pelos bruxos (as) principalmente na Bélgica era o costume de fazer "bolo das almas" ou "bolo dos mortos" pequenos bolinhos brancos e redondos (Não achei a receita assim que tiver eu posto.)  se come um bolo para cada espírito que deseja honrar e acredita-se que quanto mais bolinhos uma pessoa comesse mais os mortos a abençoariam. Os bolinhos também eram oferecidos a viajantes e e pessoas sem lar.

As oferendas deveriam ser feitas com muito cuidado e muita preparação pois acreditava-se  que se não fossem feitos corretamente os espíritos maus  se aproveitariam das costuras dos mundos e viriam causar o mal (maldições , pragas, etc...) para os vivos.

Com medo dos espíritos maus as pessoas esculpiam rostos macabros em abóboras e nabos também faziam espantalhos sinistros os colocando na frente das casas  para espantar os maus espíritos.



Correspondência de Samhain

Cores: preto e laranja

Nomes Alternativos: Festa de Todos os Santos, All Hallows, Mischief Night, Hallowmas, Noite de Saman, Samaine, Halloween, All Hallows Eve.

Deuses: Deuses Anciãos, a Deusa na sua face da Anciã, o Deus como o Senhor das Sombras.

Ervas: nós-moscada, sálvia, menta, mirra, patchuli, artemísia, alecrim, musgo, calêndula, louro, mandrágora.

Pedras: obsidiana, floco de neve, ônix, cornalina, turmalina negra, âmbar, granada, hematita.

Atividades: 

Tomar resoluções para serem colocadas em prática no próximo ano que se inicia.

Queima de pedidos.
Confeccionar um Jack O'Lantern.
Fazer oferendas de maçãs e pães no jardim dos ancestrais.
Adivinhação através do Tarô, das Runas, da bola de cristal, da vidência em espelho negro e caldeirões com água.
Fazer máscaras que expressem a sua sombra.
Confeccionar vassouras.
Confeccionar um Bastão Mágico.
Confeccionar uma Witch's Cord (Corda de Bruxa) para proteção durante o decorrer do ano.
Acender uma vela laranja à meia-noite para atrair sorte no ano que se inicia.
Erigir um Altar com a foto de seus ancestrais amados e colocar oferendas sobre ele, demonstrando seu agradecimento e reconhecimento pelos feitos deles na Terra.
Comidas e Bebidas Sagradas: maçã, romã, nozes, cidra, vinho quente, abóbora, chá de ervas, batata.




Abraços do Halloween 

Um comentário: