23/05/2012

Gatos pretos, Lendas


Na mitologia escandinava, há uma lenda sobre a carruagem da formosa deusa do amor Freyja, ser puxada por dois gatos  pretos. Na idade média os felinos eram associados ao demônio, por serem animais noturnos, diziam que eram servidores de bruxas e que possuíam poderes apavorantes. A história também revela que em tempos passados a punição por determinados crimes incluía a extirpação da língua do condenado, sendo esse órgão dado em seguida aos gatos.
Na Finlândia, havia a crença em um trenó puxado por gatos que levava as almas dos mortos para o sofrimento eterno. Relacionado com a carruagem de Freyja, já que a mitologia nórdica é a mitologia dos países escandinavos, sendo a Finlândia um país escandinavo.

Mais uma história sobre a fama dos supostos "gatos do demônio". Essa história trata-se de uma noite em 1560, onde um gato foi perseguido a pedradas por algumas pessoas. Machucado, ele procurou refúgio na casa de uma velha senhora que costumava abrigar esses animais sem dono. No dia seguinte, os moradores da Lincolnshire – cidade inglesa, onde supostamente ocorreu o caso – perceberam que a anciã também apareceu machucada, surgindo daí a conclusão de que ela era uma bruxa, e de que a forma de gato nada mais era que seu disfarce noturno.

Antigamente os gatos era constantemente mortos e como eles se reproduziam rapido, sempre aparecia mais e mais, e as pessoas achavam que era o mesmo gato. Então se originou a lenda que os gatos tem 7 vidas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário