15/05/2012

Valhala e Folkvang

Na mitologia escandinava é o local onde os guerreiros vikings eram recebidos após terem morrido com honra em batalha. Odin teria ouvido que matariam todos os seus filhos e demais guerreiros. Curioso e precavido, achegou-se a deusa da sabedoria, um oráculo, que não quis lhe revelar a veracidade do boato.
Insistente, Odin teria a seduzido, resultando em nove filhas conhecidas como valquírias.

Odin, então, ordenara a uma delas, que foi incumbida de construir e organizar um palácio mágico, Castelo de Valhala, em Asgard (a terra dos deuses nórdicos), para onde seriam enviados todos os guerreiros mortos em batalha, cujo eram chamados de Einherjar.

Metade das almas dos guerreiros passariam, então, os seus dias a treinarem-se em combates, desfrutando grandes banquetes e orgias a noite. A condição imposta seria a de proteger o castelo. As almas formariam um exército ("Exército das Almas Vivas"), invencível até ao advento do Ragnarok(Ragnarok é o apocalípse nórdico), quando combateriam ao lado de Odin. Com a chegada da noite, metade das almas seriam reconfortadas com as mesmas refeições dos deuses. A outra metade seguia para Folkvang, o palácio de Freyja.

Folkvang, o palácio de freya onde ficava a outra metade das almas dos guerreiros, onde ali treinavam e apreciavam banquetes e orgias igualmente á Valhala, foi um acordo entre Freyja e Odin.



Palácio de Freyja, Folkvang
Valhala                            

Um comentário: