06/07/2012

Conto Nórdico...A guerra entre os Aesir e os Vanir

Quando o mundo era jovem, bem antes de se formar o solo de Midgard, uma bruxa chegou a Asgard(morada dos deuses). Ela se chamava Gullveig, e era fascinada por ouro. Seus assuntos eram sempre sobre ouro, até que Odin e os outros se cansaram daquilo. No fim de uma refeição, decidiram que o mundo ficaria melhor sem a ambiciosa bruxa. Os Aesir Torturaram e a queimaram, porém não conseguiram matá-la.
Foi queimada 3 vezes, e 3 vezes, renasceu e saiu do fogo. Deram a ela outro nome, Heid, A cintilante. Era a bruxa suprema, tinha o poder de ver o passado e o futuro, encantar varinhas de madeira, lançar feitiços, uma grande mestre da magia.

Quando os Vanir souberam que ela foi recebida pelos Aesir, ficaram furiosos pela falta de hospitalidade. Juraram vingança e se prepararam para a guerra. Porém Odin podia ver e ouvir tudo que se passava em baixo, assim viu os Vanir afiando suas lanças. Sendo assim, os Aesir começaram a polir os seus escudos.
Logo ambas as famílias se encontraram no campo de batalha. Então deram início a primeira guerra da história, quando Odin lançou sua lança aos Vanir. Então ficou claro que nenhum lado estaria apto a derrotar o outro.

Logo os dois se decidiram que uma trégua seria a melhor do que o caos em que se encontravam. Os deuses se reuniram e discutiram sobre quem seria o culpado da guerra. Os Vanir diziam que a culpa eram dos Aesir e vice-versa. O acordo final foi que os dois viveriam em paz, lado a lado, e como exemplo disso intercambiaram líderes. Os Vanir mandaram um dos seus grandes líderes, o Njord, para viver com os Aesir. Freyr e Freyja, seus filhos o acompanharam. Também mandaram o mais sábio dos Vanir, Kvasir, para viver em Asgard, com os Aesir. Njord e Freyr assistiram aos sacrifícios, enquanto Freyja ensinaria a todos os Aesir tudo o que ela sabia sobre magia e bruxaria.

Igualmente os Aesir mandaram Honir, o sábio Mimir para viver em Vanaheim. Honir era bem criado, um excelente líder, tanto na paz como na guerra. Foram bem aceitos pelos Vanir. Honir seria o líder, e Mimir seu braço direito.

Logo em seguida, os Vanir perceberam que não haviam feito uma boa escolha, e decapitaram Mimir. Enviaram sua cabeça para Odin. Odin pegou a cabeça, poliu-a com ervas de madeira que nunca apodreceria. Lançou magia e fez com que a sabedoria de Mimir, passasse a ser a sua sabedoria.



Asgard, morada dos deuses da guerra, os Aesir.


















Vanaheim, morada dos deuses da natureza, os Vanir.

Um comentário:

  1. Anônimo6.7.12

    maneirinho...curto história nordica =D
    by: Sh4dow16

    ResponderExcluir