18/08/2012

Zodíaco

Um assassino em série, não identificado. Cometeu seus crimes no Norte da Califórnia durante 10 meses, desde o final da década de 60. Escrevia cartas para os jornais e desafiava a polícia. Incluiu em suas cartas quatro criptogramas dos quais três ainda não foram decifrados. Matou cinco vítimas reconhecidas em Benicia, Vallejo, Lago Berryessa e São Francisco entre dezembro de 1968 a outubro de 1969. Também matou quatro homens e três mulheres entre 16 e 29 anos de idade. Outras pessoas também foram consideradas como possíveis vítimas do Zodíaco. Pela falta de exatidão no número de vítimas, a incapacidade de decifrar os enigmas das cartas, e a falha na busca de suspeitos, o caso pode ter sido considerado como um crime perfeito.

Vítimas e suas mortes:
David Arthur Faraday, 17 anos, e Betty Lou Jensen, 16 anos. Baleados e mortos em 20 de dezembro de 1968, em Lake Herman Road.

Michael Renault Mageau, 19 anos, e Darlene Ferrin Elizabeth, 22 anos. Foram baleados em 4 de julho de 1969, no estacionamento do Blue Rock Springs Park em Vallejo.
Mageau sobreviveu ao ataque, porém Ferrin morreu ao chegar no Hospital Kaiser Foundation.

Bryan Hartnell Calvin, 20 anos, e Cecelia Ann Shepard, 22 anos. Esfaqueados em 27 de setembro de 1969, em Lake Berryessa no condado de Napa.
Hartnell sobreviveu a oito facadas nas costas, mas Shepard morreu em conseqüência de seus ferimentos em 29 de setembro de 1969.

Paul Lee Stine, 29 anos, baleado e morto em 11 de outubro de 1969, no Presidio Heights bairro de San Francisco.

Houveram outras vítimas de homicídio suspeitas, porém não confirmadas.

Cartas do Zodíaco, enigmas para a polícia...
Carta 1


                                                                                                    Carta 2
Carta enviada ao San Francisco Chronicle, em 9 de novembro de 1969. Nela o Zodíaco descreveu um plano para explodir uma bomba numa escola da região. Porém nunca foi concretizado o atentado descrito. A carta possui um único trecho em código, que supostamente revelaria o nome do serial killer.

Tradução: “Aqui quem fala é o Zodíaco. A propósito, vocês já resolveram a última cifra que enviei? Meu nome é… [CÓDIGO].
Estou levemente curioso com quanto dinheiro vocês estão pagando de recompensa pela minha cabeça.
Espero que vocês não pensem que eu era aquele que apagou um policial com uma bomba na delegacia.
Embora eu tenha falado de matar crianças com uma. Não seria certo invadir o território de outra pessoa.
Mas há mais glória em matar um policial do que em matar uma criança, porque um policial pode atirar de volta. Já matei dez pessoas até hoje. Teria sido muito mais, mas minha bomba falhou. Eu fiquei alagado pela chuva que tivemos algum tempo atrás.”
Carta 3
A última carta enviada pelo Zodíaco, em 26 de junho de 1970, chegou ao Chronicle. O símbolo central, acompanhado do número “12” , era uma constante comum nas mensagens. Indicava o “placar” do assassino: ele já havia matado 12 pessoas, e a polícia de San Francisco (SPFD) permanecia no “zero” porque ainda não havia o prendido.

Tradução: “Aqui quem fala é o Zodíaco. Eu fiquei bastante irritado com o povo da Bay Area de San Francisco. Eles não acataram meus desejos de que usassem um bottom com meu símbolo. Prometi puni-los se não acatassem, aniquilando um ônibus escolar. Mas agora as escolas estão de férias pelo verão, então eu os puni de outra maneira. Atirei em um homem sentado em um carro estacionado com um .38.
O mapa que acompanha este código diz onde a bomba está. Vocês têm até o outono para desenterrá-la.”

Principais suspeitos de ser o Zodíaco: Arthur Leigh Allen; Lawrence Krew/Kane; Rick Marshall.

Em 2 de abril de 2004, o Departamento de Polícia de San Francisco encerrou as investigações dos homicídios executados pelo Zodíaco. Um caso criminal nunca solucionado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário